...através dos Filmes!
Olá, Namastê!! Tudo bom com vocês??!!
Como já diz o título, vim aqui hoje indicar uma maneira legal de você aprender a história da Índia (história, cultura, costumes, comidas, danças, lendas, folclore...), que é através dos filmes! Com certeza alguém ja teve essa sacada de ideia antes, afinal só de assistirmos os filmes de bolly aprendemos muito sobre o local, só que também é legal ver como surgiram tudo isso, ver a história da Índia mesmo desde seus tempos de Krishna até hoje.
Claro que para os amantes dos filmes de bolly isso é maravilhoso, passar tempo e tempo vendo os filmes de lá (mesmo com legendas...rsrsr'), e conhecer mais e mais e mais a fundo, e os motivos que chegou onde está hoje.
Bem, como eu além de admiradora e fã de Bolly, sou admiradora e fã da Índia mesmo, então....adoro!
Parando de falar muito aqui eu só vou facilitar a vida de vocês ( kkkk me achando kkk), e colocar toda a relação de filmes que contam essas histórias da Índia que valem a pena conhecer. (Mas claro, não podemos esquecer que por de trás, tem todo aquele drama, romance...)
Vamos lá:
Gandhi
Como muitos de você já devem saber, é o filme bibliográfico de Mohondas Karamchand Gandhi, vulgo Mahatma Gandhi ou só Gandhi mesmo. Ele é de 1982, teve grande aclamação na mídia, bilheterias e claro a entrosação entre indianos e atores estrangeiros para compor o longa.
Confesso que deixei a desejar para assistí-lo, como amante da Índia creio que deveria ser o meu primeiro filme sobre o local. Então um belo dia, meu professor da faculdade, falou que iríamos assistir Gandhi, fiquei curiosa e gostei da ideia. Então assisti ele a pouco tempo na facul mesmo.
Bom, Gandhi era conhecido por ser um líder à procura da independência da Índia que era uma colônia britânica, e sempre priorizava a não-violência, o que muitos que estavam com ele não entendiam, ou seja, com simples palavras, argumentação consistente... ele conseguiu conquistar/chamar a atenção do planeta, para si e para a Índia. Antes de assistir ao filme pensei que ele era tipo Dalai lama, que são sacerdotes de religião....ai fiquei sabendo que ele era nada disso, era simplesmente um advogado e idealista, que começou sua luta na África do Sul, chegando até ser preso simplesmente por sua "condição de nacionalidade". Aí, então, em consequências de suas lutas, acabou virando um também líder espiritual.
E depois além de ter enfrentado os britânicos para dar independência à Índia, teve que enfrentar alguns dos sues que começaram a brigar entre si por causa de religião.
como vocês devem saber, a Índia além do Hinduísmo tem o Islamismo (Paquistão). Ele já estava no fim de sua vida quando viu que aqueles o ajudaram no começo agora estavam brigando por terras, ou seja, se mantando ao invés de continuarem juntos e unidos. É o que mostra no filme, porém se pesquisar, vemos que há algumas controvérsias.
Quanto ao filme, é um filme longo, para alguns pode até ser chato devido ao tempo. É uma ótima produção, com bastante detalhes do começo ao fim, a linha do tempo histórica tem ligação e coerência.
Em minha opinião, mesmo sendo de mais de 1 década atrás esse filme ainda é um pouco atual, no que tange aos conflitos enfrentados por separação de religiões, etc...
Lagaan
É um filme belo, que conta um pouco do que os indianos passavam no tempo em que a Índia era colônia britânica, lógico que mostrada de uma outra maneira e visão.
Apesar de concentrar a história em um povo de uma aldeia chamada Champaner, ele mostram o que a Índia sofria naquele tempo, porém é mostrado mais a parte da tributação de impostos. Na história os indianos da aldeia foram desafiados pelos britânicos a jogar críquete. Acontece que eles não tem a mínima idéia de como se jogava isso. Alias, a única coisa boa, que podemos dizer sobre o período de Colônia Britânica da Índia, é que os indianos viciaram em críquete depois disso.
Como já disse, o filme concentra na alta tributação de impostos, mostra a dificuldade que havia com os agricultores, que "produziam" mas não conseguiam ter ganhos com ela, pois "tudo" ia para os britânicos. Retrata também a união e confiança (mesmo que difícil), que els tinham que ter uns com os outros para poderem ganhar do cobradores de impostos.
Também como o filme Gandhi, mostra o entrosamento entre atores de bolly (Amir Khan...) e holly ( Rachel Shelley...)
Do ano de 2001, ficou muito famoso e teve muito sucesso, prêmios e reconhecimentos internacionais até meados de 2012 e até hoje com certeza!!
É um filme muito legal, recomendo mesmooo, e nele também fiz corpo mole para assití-lo, o conheci através da música Radha Kaise Na Jale.
Mughal-E-Azaam
Um épico, histórico, lendário....indiano, se você for pra Índia e perguntar se alguém sabe da história do príncipe mughal e da dançarina, com certeza de 10, 8 sabem te dizer alguma coisinha. Porque além de filme essa história existiu, e por ser muito famosa e passada alem dos tempos ganhou notoriedade.
Mughal-E-Azam conta o romance entre o príncipe mughal Jahangir (Salim), filho de Akbar o grande, com a dançarina Anarkali. Conta-se através dos tempos que eles se apaixonaram, porém o Imperador Akbar era contra o romance, e dizem que foi o estopim dos motivos par gerar uma briga entre pai e filho.
Esse filme é do ano de 1960 e fez grande sucesso e faz até hoje, por ter nos papéis principais, grandes nomes como Dilip Kumar e Majhubala. Um dos grandes admiradores deste filme é SRK, que recentemente arrematou um poster do filme em um leilão, por um preço caro.
Foi e é de grande admiração e aclamação pela mídia, críticos e tudo mais. É um filme antigo que vai viver pra sempre como se tivesse sido lançado neste ano, ou a cada ano seguinte.
Saindo do filme, como já disse essa história é real, e aconteceu no tempo do império Mughal na Índia. Acontece que como tudo que passa ao longo dos tempos a história vai mudando um pouco ao ser contada, por exemplo o final da história, uns dizem que Akbar a enterrou viva, outros afirmam que ele mudou de ideia e deixou ela escara com sua mãe e Salim já mais soube seu paradeiro, outros afirmam que ele a achou assim como também dizem que não... e por aí vai. NÃO estou dizendo que a história é falsa! Ela REALMENTE EXISTIU, só que podemos aprendê-la de diversas maneiras diferentes.
Recomendo super esse filme, primeiro por ser um dos épicos de bollywood, ótimos atores, as danças são incríveis, é histórico e lendário - ótimo pra aprender um pouco, e claro é um filme clássico, ótimo pra se comparar as diferenças entre os filmes de hoje e os antigos.....eu prefiro os antigos! kkkkkk
Asoka
É o conto épico histórico da vida do Rei Asoka, o Grande Guerreiro e Imperador da dinastia Maurya. Que governou a maior parte do sul da Ásia de 273 a.C. à 232 a.C. Sendo lançado em 26 de outubro de 2001.
No filme Asoka decide conquistar Kalinga, mas Depois de travar a sangrenta Guerra ele conclui que ele não construiu um império, mas conquistou apenas cadáveres e destruiu tudo, então Asoka promete nunca parar fazer guerra novamente, já que feriu sua mente, coração e alma ao ver tantos cadáveres e decide espalhar o amor e o budismo.
Elenco com Shahrukh Khan como Asoka e Kareena Kapoor como Kaurwaki, uma princesa de Kalinga. Adoro os dois, principalmente o SRK.
O filme foi aclamado pela crítica, ganhando elogio pelas performances dos atores, principalmente Shah Rukh Khan e Kareena Kapoor, pelos efeitos visuais, cinematografia e cenas de batalha.
Jodhaa Akbar é é um épico e histórico filme da história de amor do século XVI sobre um casamento de aliança entre duas culturas e religiões, para ganho político, que deu à luz ao verdadeiro amor entre o maior imperador Mughal, Jalaluddin Mohammad Akbar (O Grande), e uma princesa Rajput, Jodha. lançado em Fevereiro de 2008.
A história gira em torno do romance entre um muçulmano e uma hindu que se torna sua esposa.
O filme ganhou o Prêmio do Público de Melhor Filme Estrangeiro no São Paulo International Film Festival, 2 prêmios no Golden Minbar International Film Festival, 7 no Star Awards e 5 Filmfare , além de duas nomeações para os Prêmios do Cinema Asiático.
É estrelado por Hrithik Roshan , Aishwarya Rai e Sonu Sood nos papéis principais.
Também conhecido como Kisna – O Fogo Do Amor. Conheci esse filme
pelo Youtube no clipe/cena da musica Sun Lo Tum Chilman Uthegi Nahin com Sushmita
Sen.
Esse filme foi lançado em janeiro de 2005, tem nos papéis
principais um misto de atores indianos e estrangeiros, são Vivek Oberoi,
Antonia Bernath e isha saharvani.
O enredo do filme retrata o período em que a Índia estava
sob o comando dos britânicos, com aquela revolta toda dos indianos com isso. A história
se passa lá pela década de 30, e claro por ser filme tem uma romantização, e
centra-se na história de amizade entre suas crianças diferentes: uma menina
britânica (Catherine) e um menino indiano (Kisna). Porém por desaprovação do
pai dela, ele manda ela de volta para a Grã-Bretanha, para ver se eles dois se
esquecem, mas...........
Catherine retorna pra índia já grande, e lembra muito bem de
Kisna e ele também lembra muito bem dela. Como o povo indiano estava revoltoso
e lutavam pela independência do país, queriam matar Catherine, e toda a história
rola nessa atitude brava de Kisna em salvá-la dos nacionalistas.
Um filme muito bom, pra que gosta de ação, romance,
história, e claro quem adora a índia. Este é mais um filme como disse no
começo, que tem um entrosamento entre indianos e estrangeiros, e essa relação
foi muito bem feita, porque o filme ficou bonito, pelo menos na minha visão,
tem o que concordam ou não, pois infelizmente nas bilheterias ele não foi muito
bem.
Também mostra no filme o famoso Dharma e Kharma que os
indianos tanto falam um é o dever e outro o ato, ou seja tudo pelo o que o
jovem casal teve que passar a entender.
Veer
Veer é um filme indiano do lançado em Janeiro de 2010, histórico
e de muita ação, se você gosta de lutas aaaah você vai gostar! É uma história extrema
coragem, orgulho feroz e de amor comovente. Retrata quando a Índia era
governada pelos britânicos, de como eles escravizaram a Índia com sua política
de divisão para reinar desonestamente.
Especificamente Veer era um príncipe Pindari que liderou um
movimento de Pindaris contra os britânicos, a fim de libertar o Rajastão e o Reino
de Madhavghar e todo o resto da Índia dos britânicos. Porém um rei indiano faz
aliança com os britânicos fracassando os planos de Veer e dos Pindaris, então
acabam por sequestrar a filha desse rei, por quem Veer se apaixona.
Apesar de ter Salman Khan , Mithun Chakraborty ,
Sohail Khan , Jackie Shroff e Zarine Khan atuando, o filme foi criticado pelos
críticos e um grande fracasso de bilheteria. O curioso é que a história foi
escrita por Salman Khan há vinte anos atrás.Mangal Pandey
Mangal Pandey: The Rising (título na Índia) ou The Rising: Ballad of Mangal Pandey (título internacional). É um filme lançado em Agosto de 2005, é biográfico e histórico baseado na vida de Mangal Pandey, um soldado indiano, Sepoy, que é conhecido por seu papel no motim indiano de 1857, pois ações ajudou a desencadear a rebelião, também conhecida como " A Primeira Guerra de Independência Indiana "," O Sepoy Mutiny "ou" O Sepoy Rebellion ".
O enredo começa em 1857, quando a Índia era governada pelos britânicos. E mostra Mangal Pandey, lutando nas guerras e acaba salvando a vida de seu comandante britânico, William Gordon (Pandey sempre salvava as pessoas) e uma forte amizade nasceu entre eles. E até Gordon resgata uma jovem viúva, chamada Jwala, de cometer Sati (o ato de seguir seu falecido marido para a pira funerária) e depois, se apaixona por ela.
A amizade entre os dois é desafiada, após a introdução de um novo rifle, em que os cartuchos de papel que continham o pó e bola para o rifle foram untadas com ou gorduras de porco e sebo bovino. Como para carregar os rifles, os soldados tinham que morder o objeto, seria obrigá-los a consumir carne de porco ou carne - um ato abominável para muçulmanos e soldados hindus.
No final do filme, Pandey foi executado, mesmo com os protestos de Gordon, razões que dera a Pandey ser reverenciado como Mártir, gerando o motim (em que Gordon ajudou os Hindus). O filme termina com uma montagem de desenhos da rebelião histórica e o narrador descreve o progresso do movimento de independência indiana durante o próximo século, e TERMINA LEVANDO A GANDHI.
Resumindo, é um conto épico de amizade, traição, amor, sacrifício e perda contra o cenário da época. Centra-se na amizade entre um soldado indiano e comandante britânico William Gordon.
TEM Amir Khan, Rani Mukerji, Toby Stephens, Ameesha Patel e Coral Bleed nos papéis principais Aamir Khan interpreta o papel principal e ficou muito mais muito conhecido após fazer esse filme, ele ja era conhecido, mas como ficou uns tempos afastado das telonas, e esse filme marcou o seu retorno em grande estilo.
É um filme indiano fora da índia, e estreou nos estados unidos em novembro de 2008. Na Índia lançou em 2009 como Slumdog Crorepati. É baseado num programa que realmente existe na Índia e que foi apresentado por famosos como Amitabh Bacchan e Salman Khan.
No historia Jamal Malik, um pobre órfão 18 anos de idade, das favelas de Mumbai, que está perto de ganhar 20 milhões de rúpias na Índia, no "Quem Quer Ser Um Milionário?" a versão indiana do programa televisivo "Who Wants To Be A Millionaire?" Porém, no auge (a última pergunta) do programa Jamal não sabe a resposta de uma pergunta sobre Cricket. Porém ele acerta na sorte e vence o programa.
Mas quando o show para a noite, de repente, ele é preso por suspeita de trapaça. Afinal, como poderia um menino de rua sem educação possivelmente saber tanto? Então o filme começa de trás pra frente, com Jamal contando toda sua história até chegar ali.
Slumdog Millionaire é um filme de atualidade porque no início mostra a realidade da pobreza, e principalmente as crianças pobres, que acabam por ter que se sustentarem sozinhas, quando crianças meninas acabam indo pra outros caminhos,...se é que vocês me entendem, relatando bastante a classe baixa do país, porém concentrado na história de Jamal Malik (personagem fictício), para mostrar a realidade.
Ganhou 8 indicações ao Oscar, 7 do 62ª British Academy Film Awards (BAFTA), 4 do globo de ouro, e 1 de melhor filme no 20º Producers Guild Of America Awards (Sindicato Dos Produtores), sendo sucesso de bilheteria e sucesso em praticamente todos os continentes!!!! Quem não dançou ao som de Jai Ho do A. R. Rahman? E ao meu ver a Índia e e seus filmes ficaram famosos e conhecidos com esse filme.
Water ou Às Margens do Rio Sagrado, é um filme da Índia, fora da Índia, ele é canadense, porém escrito e dirigido por Deepa Mehta indiano. E foi lançado em Março de 2007. O filme conta a história das viúvas isoladas em um ashram em Varanasi, Índia, abrangendo temas controversos, como a misoginia e ostracismo.
A história se passa em 1938 época que acontecia muitos casamentos de crianças, ou seja meninas que logo ficavam viúvas, e tinha uma posição diminuída na sociedade. Mostra como elas são forçadas a ficar na pobreza em um templo, adorando sempre a Deus, na cidade sagrada de Varanasi.
Como todas querem fugir desse “asilo”, o enredo centra-se na relação de uma viúva que quer escapar dessas restrições e um homem de casta elevada, seguidor de Gandhi.
Mesmo algumas viúvas podendo se casar novamente devido a algumas leis locais, o re-casamento de viúvas é um tabu na Índia.
Quem assistiu Caminho Das Indias, viu que quando Maya ficou viúva foi para um asilo das viúvas pois não a tratavam bem na casa do seu marido falecido, e lá elas eram obrigadas a rapar a cabeça; e teve também que deixar o filho Niraj com Komal, pois lá não era um lugar para o filho. E também ao longo da novela, mais no começo, quando Opash saia na porta de casa e via uma viúva voltava pra dentro reclamando dizendo que era não era auspicioso, ver uma viúva, principalmente em dia de fazer acordos.
O filme foi muito bem aclamado pelos críticos, tendo muitos elogios, e gerando controvérsias na própria Índia (porque vocês sabem neh, reconhecer os seus próprios erros é difícil.....) O filme teve tanto sucesso que inspirou para o documentário de 2008 The Woman Forgotten que é também sobre as viúvas.
COM AS MINHAS LINDAS MADHURI, REKHA, SONALI... o filme baseia-se na situação das mulheres na Índia, narrando a história de quatro mulheres. Ele satiriza a honra com que as mulheres são colocadas na sociedade e as restrições.
Uma curiosidade da história é que os nomes das quatro mulheres (maithili, Janki, Ramdulaari e Vaidehi) são todas as versões do Sita , o nome da mulher Hindu ideal, é uma mensagem em si. (SITA é a personagem feminina central do épico hindu Ramayana, e é associada do deus Hindu Sri Rama (avatar de Vishnu ) ela é um avatar de Lakshmi , deusa da riqueza e esposa de Vishnu. Ela é estimado como um modelo de esponsal e virtudes femininas para todas as mulheres hindus. Sita é conhecida por sua dedicação, abnegação, coragem e pureza.)
A personagem principal é Vaidehi um mulher casada que por fora leva uma vida sofisticada, porém no real... tem um casamento infeliz e seu marido é abusivo e tem casos extraconjugais. Então quando ela finalmente decide cuidar de si, é expulsa de sua casa e nem seus pais a querem por estar separada e grávida.
Conforme ela vai lutando por sua vida, ela acaba conhecendo as outras três mulheres em sua vida.
Recomendo que para assistir a esse filme você tem que ter amor pela Índia, porque se não, pode não gostar.
The legend of bhagat singh
Esse filme biográfico/histórico conta a história de Bhagat
Singh, um jovem revolucionário que levantou uma resistência armada contra o
domínio britânico na Índia. Retrata todo o envolvimento de Bhagat com isso,
desde o seu nascimento, que foi na Índia britânica de 1908, testemunhando
inúmeras atrocidades cometidas.
Ao longo do enredo mostra como ele ficou impressionado com Gandhi,
decidindo então ser um revolucionário, e lutar pela independência da Índia.
Ao assistir o filme ele lembra o começo de Quem Quer Ser um
Milionário, porque começa com britânicos tentaram se desfazer do corpo de
Singh, para quel ele não seja
considerado um mártir e, em seguida começam os flashbacks ao passado para
contar sua história.
No filme estrelou Ajay Devgan, e teve estreia em Junho de
2002.Gulaab Gaang
Gulaab Gaang é um filme baseado no real Movimento do Sari Rosa, em que as mulheres se unem, contra as injustiças que são cometidas com elas. Ele bem recente, foi lançado agora em Março de 2014.
É sobre a luta de uma mulher destemida, contra a injustiça social, em que faz a criação de um santuário para mulheres vítimas de abuso, e que luta contra um político desonesto. Neste Santuário os estudantes mais jovens são ensinados a ler; os adultos têm oportunidade de emprego, aterrando especiarias, tecendo bela saris cor de rosa, e quando necessário pegam armas para lutar contra as injustiças sociais.
Tem as estrelas Madhuri Dixit como Rajjo, a principal, a líder do movimento e Juhi Chawla como uma política desonesta que ilude Rajjo. Ele recebeu criticas mistas tanto positivas quanto negativas, e a maioria deles teve não Madhuri, mas sim Juhi como q que teve melhor desempenho no filme, porém mesmo assim o longa não foi sucesso de bilheteria.
Ravan Raaj: A True Story
Este filme é centrada em contrabandistas e um serial killer. No enredo mostra que o crime e a corrupção tomaram conta Moumbai, com grande onda de sequestros de mulheres jovens, e o curioso é que um motorista de auto-rickshaw que está por trás deste crime. Então os policiais da Delegacia de Polícia de Kala Chowki estão fazendo de tudo para acabar com estes crimes.
Mostra bastante o desafio da polícia em relação aos crimes.
E é mais um longa que mostra que lá também tem corrupção e tudo mais, nem tudo é flores e filmes. Recomendo somente para quem tem realmente amor pela Índia, que saiba reconhecer seus pontos positivos e negativos como país.
Black Friday é um filme que baseia-se nas explosões ocorridas em Mumbai em 1993 (pensam que só os EUA recebem ataques?). Ele retrata as investigações que ocorreram após as explosões, porém contada de diversos pontos de vista: dos policias, conspiradores, vítimas...
Este filme mostra bastante com realidade a verdadeira face do terror islâmico e o fascismo. Pois tudo começa em 1992 e termina em 1993 com essas explosões.
É filme que retrará o lado real da Índia, que pode acontecer em qualquer lugar, mas mostra que nem tudo é flores, dança, tv, filmes, existem muitas coisas erradas, injustiças, etc.
Sehar é um filme de drama criminal, que retrata o crime organizado no final da década de 90 no estado de Uttar Pradesh, com base em incidentes da vida real vagamente baseado no encontro do notório criminoso Shiv Prakash Shukla com o grupo de trabalho especial da Polícia Uttar Pradesh, e como a polícia trabalhou para enfrentá-lo.
Foca no recém nomeado SSP (oficial de policia) de Lucknow, Ajay Kumar um homem honesto e seu empenho em reunir um grupo de policiais comprometidos, sob a égide da Força Especial.
“Ele lança luz sobre a profunda funcionalidade do crime organizado na Índia, a formação do STF (força-tarefa especial)...”
No longa estrelam Arshad Warsi , Pankaj Kapur , Sushant Singh e Mahima Chaudhary, nos papéis principais.
Shootout em Lokhandwala, é um filme baseado no Tiroteio no Complexo de Lokhandwala em 1991. Um tiroteio real entre bandidos e a polícia de Mumbai.Neste tiroteio foram mortos vários, e o principal gangster temido de Mumbai, Maya Dola que estava escondido no complexo. O longa foi lançado em Maio de 2007.
É a história de um policial experiente, Khan, que perseguiu extremistas policiais escolhidos a dedo e se atreveu a se envolver com gangsters no gatilho em uma localidade residencial de Mumbai.
Mostra também a história de um gangster, Maya, e seu parceiro, Dilip. Os dois chamando a atenção do oficial Khan e seu esquadrão ATS recém-formado. Tanto Khan e Maya foram homens obcecados, tão devotado a suas profissões que suas vidas pessoais foram um desastre.
O tiroteio teve duração de seis horas e toda a nação testemunhou o mais falado encontro de verão, que transformou a suburbana Mumbai em uma zona de guerra virtual.
Uma curiosidade é que os protagonistas principais no filme têm nomes ligeiramente diferentes do que os seus homólogos da vida real e no subtítulo do filme é "baseado em rumores verdadeiros." (Talvez pra não se comprometerem muito).
Mahabharata
Tem várias versões de filmes sobre o Mahabharata. Então se você pesquisar na internet, vai achar trejeitos de Mahabhrata. Uns serão mais completos, outros mais resumidos...até em versão de animação para crianças tem.
Basicamente é um longa com base no épico indiano Mahabharata, que foi narrado por Vyasa à Ganesh que o “digitou”/escreveu. É um sânscrito que narra a batalha de Kurukshetra e tudo o que a envolveu. É considerado o poema mais longo existente. E é o Mahabharata que também tem parte da história de Krishna.
É meio que uma segunda lenda/conto por trás do Mahabharat, porém se concentrando mais em dois personagens: Abhimanyu, filho de Arjun e Sasirekha (Savitri ou Vatsala), filha de Balarama irmão de Krishna. Ela se passa em Dwarka a cidade de Krishna.
Como toda história tem suas histórias por trás de cada personagem e lendas, esse filme conta uma dessas, que é da paixão entre Abhimanyu e Sasirekha. A história relata como eles lutaram para ficarem juntos, através de muita magia do filho de Bheem, Ghatotkacha.
O filme é um conto porque no real Mahabharat do Vyas não é mencionado o nome de Savitri e nem essa provável história entre ela e Abhimanyu. No real ele se casou com Uttara e tiveram um filho, cujo esse filho foi o único descendente dos pandavas e o único que subiu ao trono depois de Yudhisthtir. Mas sim, corre essa lenda por lá de que ele se apaixou pela filha de Balarama e se casaram.
O épico mitológico é de Março de 1957, e foi lançado tanto em preto branco como colorido, e já desde esse tempo já contava com efeitos especiais e tudo.
Resumindo é um filme muito bom para quem gosta dos contos, lendas.....
É um filme de animação indiano sobre uma aventura do deus hindu Hanuman. É um filme infantil e tem sido classificado como um filme educacional pelo CBFC porque lida com a questão do aquecimento global. Foi lançado em Dezembro de 2007.
Passage to India é mais um filme não-indiano, porém baseado na cultura indiana. Ele mostra como uma amizade irá conseguir “sobreviver”, com tanta desconfiança, falsas acusações, entre um médico indiano, uma inglesa e um educador.
Como se passa no tempo que a Índia sofria regras britânicas, motra a relação indo-britânico e seus impactos na vida do dia-a-dia durante Inglês Rule na Índia.
O longa ganhou vários prêmios incluído Academy Awards e Golden Globe Awards.
Resumindo ele retrata bastante as diferenças entre as pessoas, que são principalmente de culturas diferentes.
Mais um filme da Índia sem ser de lá. Ele fala da vida dos NRI’s (Indianos Não Residentes),ou seja, que moram fora da Índia e os seus casamentos (desde todos os preparativos, tradições, extravagâncias, caos...), e pra mostrar isso tem muito romance, drama, comédia... Um estilo de família e casamento que eles mostram bastante é o Punjabi. E a relação entre eles com as outra família que estão de fora tanto pela cultura quanto pelo lugar.
É um super hiper mega famoso filme da e na Índia. Nele uma mulher chamada Radha vive em uma aldeia e sofre com a pobreza, sempre eleva seus filhos e trabalha duro para evitar o mau vassalo. E com o nome da personagem sendo Radha, tras sempre um exemplo a ser seguido que é da dessa Radha a amante de Krishna.
O filme começa com a chegada de um canal de água para a aldeia. Radha, como a mãe da vila, é convidado a abrir o canal e se lembra de volta ao seu passado, quando ela era recém-casada. O casamento entre Radha e Shamu foi pago pela sogra-de Radha, que obteve um empréstimo do agiota. Este evento marca a pobreza e as privações que Radha perdura. Shamu e Radha são obrigados a pagar três quartos de sua colheita na forma de juros sobre o empréstimo de 500 rúpias. Ao tentar usar mais de suas terras para aliviar sua pobreza, os braços de Shamu são esmagados por uma pedra, que envergonhado some. Logo após isso, a mãe-de-lei de Radha morre. E “começa” a luta de Radha.
Estrelam o longa Nargis (mãe do ator Sanjay Dutt), Sunil Dutt (esposo de Anrgis e pai de Sanjay), Rajendra Kumar e Raj Kumar nos papéis principais. Só gente boa mesmo, atuando! O filme se tornou o maior sucesso de bilheteria e até agora é maior filme da Índia, sendo o primeiro filme da Índia Academy Awards,. Teve muitos prêmios.
Se você GOSTA, ADORA a Índia TEM que assistir esse filme!
Bhool Bhulaiyaa é um filme de terror misturado com comédia. É um remake de Malayalam que é um remake de Manichitrathazhu, que já foi transformado em vários filmes indianos. Essa história já foi contada de diversas maneiras diferentes. No filme também trata a questão da psicologia. A personagem de Vidya Balan sofre com Transtorno Dissociativo de Identidade, que é um problema real de saúde.
Quando Siddharth visita a sua cidade natal indiana com sua nova esposa, ele insiste em ficar no castelo ancestral, rindo das advertências de fantasmas dos membros da família na mansão. Mas os acontecimentos logo fazê-lo reconsiderar suas crenças. À medida que surgem ocorrências inexplicáveis e aterrorizantes, Siddharth convida seu amigo médico para ajudar a resolver o mistério. Qual será o resultado? Será que o amigo de Siddharth ser capaz de resolver este enigma?
Estrelando temos Akshay Kumar , Vidya Balan , Ameesha Patel e Shiney Ahuja nos papéis principais.
Ele recebeu críticas positivas e um enorme sucesso de bilheteria. O filme também é conhecido por seu uso da linguagem coloquial e do ambiente que da realeza muito acertadamente retratado.
Bhool Bhulaiyaa é mais um conto, porque começo lá atrás, e até hoje fazem remake da história, e lá atrás tem o s que dizem que a história é real, outros dizem que não....
É também um filme de conto e fantasia. Fala sobre as gerações anteriores de uma família, e um “certo mal” que ronda eles até hoje. É a história de uma rainha valente que batalha com um místico mal, que três gerações depois, ele volta para assombrar os parentes da rainha. O filme foi lançado em Janeiro de 2009.
Em flashback, voltamos três gerações. Arundhati é descendente da dinastia governante Gadwal. Fica acordado que ela vai se casar com Rahul. Poucos dias antes de seu casamento, ela vem para o forte de Gadwal de Hyderabad. Lá, ela é atraída para o Forte vizinho abandonado, onde um mal está esperando, três gerações depois, a nova Arundhati matar novamente.
Devido ao seu sucesso do longa, que mais tarde foi dublado em Tamil e Malayalam e refeito em bengali com o mesmo nome. Tem muitos comentários positivos e emergiu como um sucesso comercial, tornando-se também uma das maiores bilheterias de filmes Telugu.
Estrela no longa Anushka e Sonu Sood.
Namaste!
0 comentários :
Postar um comentário