22/05/2016

Danças Clássicas Indianas: Bharatanatyam

Namaste!
Hoje começa a série de posts sobre as danças clássicas indianas. Aquelas mais antigas por onde a Índia é bem conhecida.
O primeiro pra estrear é o Bharatanatyam, a mais famosa de todas!
Vamos saber mais sobre essa dança que vem lá do tempo da monarquia indiana.

É uma das várias formas/estilo de dança clássica indiana (as outras principais são Kuchipudi, Kathak, Kathakali, Manipur e Odissi), praticamente a principal. É mais popular nos estados do sul indiano de Tamil Nadu e Karnataka.

A palavra Bharatanatyam como nome desse estilo de dança, é recente vem do século XX pra cá. Os originais nomes do Bharatanatyam foram Sadir, Dasi Attam e Chinnamelan. A palavra em si tem 4 significados que chega a um só: "Bha vam", que significa expressão, "gam ra", que significa música, "ta lam", que significa ritmo e "natyam" significando de dança. A também possível origem do nome vem de Bharata Muni (à quem Brahma revelou esta dança – vocês vão entender mais pra frente o porque).

Ela surgiu/tem origem, no Sul da Índia, no estado de Tamil Nadu, mais precisamente em seus templos, através dos dançarinos dos templos chamados Devadasis (Devadasis também pode ser o estilo que eles dançavam que futuramente entrou em desuso). Enfim era a arte dos dançarinos dos templos.
Mas também se acredita que a dança do Bharatanatyam foi revelado pelo Senhor Brahma à um sábio famoso, Bharata Muni, que retratou a dança no texto sânscrito Natya Shastra (tenho pra mim, que no caso essa foi a revelação de uma nova forma de executar a dança).

Com o passar dos tempos a dança/execução do Bharatanatyam foi tendo vários “estilos”. O inicial como já falei era o dançado nos templo pelos Devadasis, que também foi “adaptado”, para se dançar nos salões dos grandes monarcas (Marajás). Ao longo do tempo a dança evoluiu por meio de Poniah Pillai de Tanjore e seus irmãos, chegando no que está hoje.
A dança do Bharatanatyam é caracterizada por envolver linhas geometricamente perfeitas, por voltas e saltos e batidas dos pés que marcam os ritmos complexos. Também é uma dança conhecida por sua benevolência, elegância, pureza, sensibilidade, expressão e poses de esculturas.
Um "programa" de Bharatanatyam geralmente dura duas horas sem interrupção e inclui uma lista específica de procedimentos (que vou explicar pra frente), realizados pelo dançarino, que não deixa o palco ou muda sua roupa. Por sua longa e detalhada execução, o aprendiz de Bharatanatyam leva geralmente muitos anos de aprendizado antes de fazer sua estreia (arangetram).
Geralmente as performances são solos, e por envolver muitos personagens, a dançarina os assume/representa alternando os papéis através da volta rápida no círculo e cria uma história que pode ser facilmente seguida. Se compreende os personagens representados, através da narrativa das musicas e das expressões, onde entra o Abhinaya.
O Abhinaya é as expressões do rosto e dos olhos, acompanhados pelos mudras e yantras. É ele que ajuda na interpretação e narração da história contada através da dança. Existem 4 tipos de abhinaya na dança: Anghika - movimentos físicos ou corporais, Vachika - a música sendo tocada, a poesia, Aaharya - ornamentação do personagem, por exemplo joias, traje, Satvika - movimentos involuntários, por exemplo tremendo, quebra de voz, as lágrimas. (ou seja esses dançarinos são verdadeiros atores na nata da interpretação mesmo).
Para uma ótima execução, o Bharatanatyam tem três elementos/divisões distintos: Nirutham, Niruthiyam e Natyam. Nirutham é a dança pura, sem emoções, expressões ou sahityam, é os movimentos rítmicos da dança (Nritta).
Niruthiyam, tem o sahityam, emoções, expressões e demonstra um significado. Envolve todos os tipos de Abhinaya. Pode ser visto como um tipo de narração de histórias, usando gestos e emoções (Nritya – combinação de Nritya e Natya).
Natyam, é quando um Nirutham e Niruthiyam são combinadas com música de fundo. O bailarino vai contar uma história através da dança e da música (Natya).
Como já disse a execução/desempenho do Bharatanatyam, tem uma série de exigências. Para uma apresentação completa são necessários (aqui estão alguns):  Alaripu - uma espécie de invocação aos deuses para abençoar o desempenho, feita pelo dançarino; Kavuthuvam – (é uma exigência antiga) realizado no início do recital, contendo sílabas rítmicas cantadas por jathis; Ganapati Vandana – tradicional oração de abertura, à Ganesh, para remover obstáculos; Todayamangalam - dança pra dar partida, que mostrar respeito para com o deus. Um belo exemplo de uma todayamangalam é "Jayajankaki Ramana"; Jatiswaram ou Jathiswaram -  dança abstrata onde os tambores definem a batida. Aqui o dançarino mostra sua versatilidade na batida do pé, com movimentos graciosos e elaborados do corpo. Traz três aspectos da dança: a unidade de música, ritmo e movimentos; Shabdam – descreve a história ou poema através dos movimentos graciosos;  Varnam – a parte central. Seção da dança pontuada com os movimentos mais complexos e difíceis. Posição das mãos e corpo contam uma história, normalmente de amor e o desejo do amante; Padam - parte lírica onde o dançarino fala de algum aspecto do amor: a devoção ao Ser Supremo; ou do amor de mãe para filho...; Stuti - hino em louvor de uma divindade; Koothu – parte que executa grande quantidade de elementos dramáticos; Javali – é tipo abhinaya. O tema subjacente de Javalis é Sringara Rasa que descreve a bhava Nayaka-Nayaki; Tillana - seção final. Dança pura (nirutham) refletido na batida dos pés, complexo, e com poses cativantes do dançarino.

Entre outros itens, toda apresentação, termina com a recitação de alguns versos religiosos como uma forma de bênção.
 
Também são exigências ao dançarino de Bharatanatyam, ter os “10 fundamentos do dançarino”: Javaha (agilidade), Sthirathvam (estabilidade), Rekha (linhas graciosas), Bhramari ( equilíbrio nas piruetas), Drishti (vista), Shramaha (trabalho duro), Medha (inteligência), Shraddha (devoção), Vacho (bom discurso), e Geetam (canto).

Também para todo bom desempenho, entram as roupas, joias, musica, conjunto, idioma.
Jóias - dançarinos usam tornozeleiras feitos de corda ou couro com linhas de cobre (tradicionalmente tem sino/guizos na tornozeleira); Traje - o traje original não cobrem a maioria dos corpos dos bailarinos. Existem diversas variedades de trajes Bharatanatyam, que não restringem os movimentos dos bailarinos; Música - a música que acompanha é o carnatic estilo do sul da Índia; Conjunto - mridangam (tambor), nagaswaram (chifre longo cachimbo feito de uma madeira preta), a flauta, violino e veena (instrumento de corda, tradicionalmente associada a Saraswati, a deusa hindu das artes e da aprendizagem); Idioma - são tradicionalmente usados o Tamil, Telugu, Kannada e Sânscrito.
Muitas das antigas esculturas dos templos hindus, são baseadas em  posturas de Bharatanatyam. Na verdade, são os bailarinos celestes, apsaras, que são retratados em muitas escrituras que dançam, é a versão celestial do que é conhecido na terra como Bharatanatyam. Então, logo, o Bharatanatyam é a manifestação da antiga ideia da celebração do universo eterno, através da celebração da beleza do corpo material. Na mitologia hindu todo o universo é a dança do dançarino Supremo, Nataraja (Lord Shiva).
 
 

Shiva em sua forma de Nataraja é considerado o Deus desta dança.
 Grandes nomes: 
 

Rukmini Devi: vai pra ela os créditos de revitalizar e popularizar o Bharatanatyam na sua forma atual. Dando nova vida e respeitabilidade.
Ela corrigiu a teoria da dança e da música; Trajes foram concebidos artisticamente; Escolheu joias requintadas e ornamentos; Colocou ênfase na seleção de padams e destacou o aspecto espiritual do conteúdo.
Ela também estabeleceu o Kalakshetra na formação de alunos na arte do Bharatanatyam. Kalakshetra colocou ênfase para movimentos corretos e um treinamento completo.



Padma Subramanyam: dançarina impecável, coreógrafa, compositora, cantora, professora e autora. Dra. Ela é um dos dançarinos mais respeitados e de renome no Bharatanatyam da Índia.
Atualmente é diretora da "Nrutyodaya", uma escola de dança que foi fundada por seu pai no ano de 1942.




Alarmel Valli: é a principal defensora da tradição Pandanallur no Bharatanatyam.
Se tornou a bailarina mais jovem a receber o Padma Shri. Ela já se apresentou em quase todos os grandes festivais na Índia e também já mostrou seu talento na maioria das capitais culturais do mundo.






Mrinalini Sarabhai: começou sob os olhos de Muthukumaran Pillai. Seus outros gurus foram Meenakshi Sundaram Pillai, Ellapa Pillai e Chokalingam Pillai.
Coreografou alguns dramas de dança de sucesso. Começou um instituto de formação Bharatanatyam chamado "Darpana" em 1948.




 
Mallika Sarabhai: uma dançarina aclamada, e também uma cineasta talentosa, ativista social, e ex-aluna de IIM Ahmedabad, também destaca-se como atriz, escritora e editora. É mestre em Bharatnatyam e Kuchipudi.
Ela recebeu o "Palme d'Or '', a mais alta condecoração civil da França.
É filha da também grande dançarina Mrinalini.





Bala Saraswati: a rainha do Bharatnatyam. 
Considerada como um dos melhores dançarinos de Bharatanatyam no país. Começou nesta arte aos 7 anos de idade.
Também foi uma cantora aclamada e alcançou grande fama e sucesso de nível global também com sua performance no Festival de Edimburgo.




Bharatanatyam, já foi retratado em algumas cenas, musicas... de longas de bolly. Confere:
Sringaram (Tamil, 2006); Sagara Sangamam (Telegu, 1983); Thooval Kottaram (Malayalam, 1996); Padikkadha Medhai (Tamil, 1960); Chandramukhi (Tamil, 2005); Bhool Bhulaiyaa (Hindi, 2007); Manichitrathazhu (Malayalam, 1993); Kadhalan (Tamil, 1994); Sri Raghavendrar (Tamil, 1985).
Com uma certa popularização da dança, hoje há institutos acadêmicos de dança comercializados em muitos países, em prol de aprender o Bharatanatyam.

Por fim, o Bharatnatyam é considerado a Mãe da das outras danças clássicas indianas e inspira outras formas de arte, como esculturas, pinturas, por exemplo.

Deixo pra vocês aqui, um vídeo de um espetáculo/performance de Bharatanatyam feito pelas alunas e alunos da Kalarpana - Institute of Bharatanatyam, fundado pela atriz e dançarina Shobana (que também participa do espetáculo). O nome do musical é Maya Ravana - In The Spirit Of The Ramayan.
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=NJdaesRq1fA

(IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET)

Espero que tenham gostado!

Namaste!

0 comentários :

Postar um comentário

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios