15/08/2014

Dinheiro Indiano

A Moeda Indiana

O dinheiro/moeda oficial da Índia é chamado de Rupia (seria o Real, aqui no Brasil). A própria rupia mesmo, é a moeda oficial em alguns países do asiático, além da Índia, ela é oficial na Indonésia, Sri Lanka, Nepal, Paquistão e alguns outros. Porém há diferenças do uso da rupia nos países, como pronuncia escrita, significado, valores, etc.
Na Índia as moedas são chamadas de Paisa/Rupia (Paisas) (dependendo do valor), e a nota de Rupia mesmo. Ambas são divididas, assim como o centavo e a nota-real, são aqui no Brasil.
Rupia significa, moeda-de-prata (rupia=prata).Mas não se tem um origem certa da primeira que foi usada, e como que chegou a esse nome para designar a moeda local.

NOMES
Dependendo da maneira (valor) que a rupia for empregada, ela terá um nome, que pode ser Lakh, Lacs ou Crore.
Lakh:
A palavra deriva do sânscrito Laksha.
Equivale a 100.000 em numeração. Na Índia é escrito como 1,00,000.
Quando se refere as rupias, o (um) lakh, equivale a cem mil rupias. Em sua representação pode ser representado pelo uso do ₹1L numa forma abreviada, ou seja 1 lakh de rupias. 
Crore:
Esse nome é derivado da palavra do Prácrito: Krodi, que vem a ser dez milhões no sistema de numerais indianos.
O (um) crore equivale a 10.000.000 (dez milhões), em numeração comum. Na Índia escrito  como 1,00,00,000.
Em referência à rupia, um crore equivale a dez milhões de rupias, que é igual a 100 lakhs. O crore é sempre usado para descrever quantidades de dinheiro, de dez milhões pra cima. Por exemplo, cem milhões, eles irão descrever como dez crore rupias ou de maneira abreviada ₹10 crore ou Rs 10 crore. E dependendo do valor, pode ser utilizado junto com o lakh.
No caso de trilhões de rupias (ou mais), é utilizado o crore junto com o lakh. Por exemplo, um trilhão de rupias é igual a um lakh de rupias crore, ₹cr 1 lakh ou Rs 1 lakh cr.
Por exemplo, a quantidade ₹3,25,84,729.25 é lido como: 3 crore, 25 lakh, 84 thousand (mil), 729 rupees (rupias) e 25 paise. 

SÍMBOLOS / REPRESENTAÇÕES
As representações da rupia antes era, o Rs ou Re, que denominava uma abreviação da rupia, do idioma. Como a nação estava passando por diversas mudanças, tanto na economia como em outras partes, e também com um grande crescimento, decidiu-se mudar o símbolo da rupia. Então em Março de 2009, o governo indiano anunciou um concurso nacional para se criar um sinal para a rupia indiana. Depois de muita demora na escolha, em Julho de 2010, escolheram o símbolo criado por um professor, chamado Udaya Kumar. E foi lançado (nas ruas) um ano depois.
O novo símbolo ₹ é uma combinação da letra Devanagari "  "(ra) e a letra " R ", porém sem a barra vertical. As duas linhas verticais paralelas no topo (com espaço em branco entre eles) é para fazer uma alusão ao tricolor da bandeira indiana, e também para retratar o sinal de igualdade, que simboliza o desejo da nação para reduzir a desigualdade econômica.
O símbolo tem tradução de INR.


VALORES
Uma rupia divide-se em cem paisas. Há moedas de cinco, dez, vinte, vinte e cinco e cinquenta. Mas, a partir de 2011 apenas moedas de valor 50 paise são moedas legais, já que as de valores mais baixos foram oficialmente retirados (apesar de existirem).
A rupia em moeda é disponível nos valores de 1, 2, 5, 10, 20, 50, 60, 75, 100, 150, 500 e 1000 (digamos que eria a nossa moeda de 1 real, que é o mais alto valor sobre as outras). Sendo que as de 20 pra cima, são utilizadas (cunhadas) somente para ocasiões especiais e comemorativas. Essa decisão foi adotada em 2013.


As notas existentes são de 1, 2, 5, 10, 20, 100, 500 e 1000 rupias. Porém as de valor menor que cinco foram tiradas de circulação, ou seja, não são oficiais, ficando somente cinco, dez, vinte, cinquenta, cem, quinhentos e mil rupias. Essa mudança também se deu em 2013.
E o valor do nosso real aqui, lá é muito valorizado, apesar que ao contrário não é a mesma coisa. Veja: R$ 1,00 ( 1 BRL) é igual a 26 Rs. (INR) (um real, é igual a vinte e seis rupias); já 1 Rs. (INR) é nem R$ 0,50 centavos (BRL), infelizmente.


Uma dica, caso você vá pra Índia: lá eles grampeiam as notas (não usam elásticos como nós), ate quando você vai efetuar a troca do dinheiro pelo local eles vão te dar tudo grampeado. Então muito cuidado pra não rasgar muito a nota, porque se não, não vão aceitar, quando você for pagar algo.
Também cuidado com notas velhas, rasgadas, riscadas (que nem era a nossa nota de um real depois de muiiiiiito usada, lembra?? rsrsrs’), eles também não aceitam, por isso se aproveitam dos turistas, porque a maioria não sabe disso. Quando te deram o din din repara beeem nele, se tiver ruim manda trocar.

Espero que tenham gostado...
...Bjks



                                                                                                                                              ओम
NAMASTÊ!

Um comentário :

  1. A titulo de curiosidade sobre a India que está em franco crescimento, pais jovem mas com muitos problemas estruturais tem grande oportunidade de se tornar uma potencia mundial ultrapassando a China, tem minha admiração inclusive pra investimento futuro.

    ResponderExcluir

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios