31/01/2016

Prêmio Padma Shri

Namaste!! 

Sempre pesquisando via que muitos são premiados com o tal Padma Shri., mas não sabia o que era. Então resolver esclarecer. E aqui está pra você que também tem curiosidade sobre.

E ainda de leva descobri outros prêmios que depois eu coloco aqui, mas hoje o foco é o Padma Shri.

Ele faz parte do Sistema de Honras Indianos, que são classificados em prêmios de Liderança, de Literatura, de Patriotismo, Particular e Civil. Ficando o Padma Shri nos prêmios civis.
Dentro desses prêmios civis há os Prêmios Padma que se divide em três categorias, uma delas o Padma Shri que é concedido pelo atendimento diferenciado daquele cidadão à determinada área/categoria (artes, educação, indústria, literatura, ciência, esporte, medicina, serviço social e radiodifusão).
Então, o prêmio Padma Shri, é a quarta maior Condecoração Civil da Índia, concedida pelo Governo Indiano, a cidadãos indianos por reconhecimento de suas contribuições de destaque em artes, educação, indústria, literatura...

O anúncio de quem irá ganhar o Padma Shri daquele ano ocorre sempre no Dia da República da Índia (25 de Janeiro).

Este prêmio começou e foi instituído no ano de 1954, para somente indianos serem reconhecidos por seu trabalho, no entanto, não só indianos já foram premiados com o Padma Shri, mas também algumas personalidades que não eram cidadãos indianos, mas que contribuíram de várias formas para com a Índia.


A palavra Padma significa lotus e Shri seria um derivado de Sr. Sra. Na medalha há a palavra Padma Shri escrita em Devanagari e abaixo tem o desenho de um lótus. O padrão geométrico em ambos os lados é em polido bronze. E contém ouro branco.

É tudo muito bonito e tal, mas há algumas ligeiras críticas ao prêmio. Que se refere por exemplo ao fato de ser concedido a muitos famosos, grandes empresários, jogadores, pessoas influentes... enquanto que anônimos não são premiados.  E também por conceder à estrangeiros.

Dentre os ganhadores estão Rekha, Saif Ali Khan, Tabassum Hashmi Khan (Tabu), Kajol, Irrfan Khan, Vidya Balan, Ajay Devgn, Hema Malini, Aamir Khan, Amitabh Bachchan, Shah Rukh Khan, Hermann Kulke, Sheldon Pollock...

(IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET)
Espero que tenham gostado!

Namaskar!!

0 comentários :

Postar um comentário

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios