17/01/2016

MUDRAS

Namastê! 

Hoje o blog Que Mania de Índia, vai falar um pouco sobre os Mudras (Mudrás). Sim eu disse um pouco porque, o tema é bem extenso, você começa falando do Mudra quando vê já esta falando do Kuchipudi...e por ai vai, porque uma coisa liga outra. Futuramente vai ter aqui no blog esses outros assuntos/temas mais de começo vamos de um por um.
Bom, mais vamos lá.


O QUE É O MUDRA: É os vários gestos realizados geralmente com as mãos, mas também com a mente, os pés, a boca, os olhos ou o corpo todo, que expressam ações simbólicas de um pensamento, sentimento ou intenção. Tem diversas conotações de acordo com o seu uso.

O QUE SIGNIFICA: A palavra Mudra significa gesto, senha, selo,chave; ela vem da palavra "mud" que é alegrar-se. O seu gesto, o seu executar, pode significar um simples gesto, ou algo mais intenso como um poder, um encanto, uma magia interna que fica externa na sua execução/expressão. Pode ser uma magia e relacionado à saúde, porque pode deixar o indivíduo num respectivo estado de calma, por exemplo.

HISTÓRIA: Ao que se indica os Mudras originaram-se na dança indiana nos tempos védicos, na entoação de cantos, realização de pujas, na representação dos deuses. Com o seu “nascimento e crescimento” eles não ficaram limitados à Índia, com o surgimento do budismo ele foi sendo expandido, então são encontrados também com os budistas, os sufistas, islamitas e os cristãos, nas suas orações e práticas espirituais;

EXECUÇÃO/APLICAÇÃO: Sua execução é simbólica do que se quer demonstrar, numa musica por exemplo se a letra é triste, não vou fazer gestos de alegria, tenho que passar a tristeza da letra, fazer uma interpretação através dos gestos. Por isso são muito usados na Yoga e nas danças indianas, por fazer uma reverência a vários aspectos das divindades hindus e da natureza. Para uma execução e aplicação do movimento/gesto bem feita precisa-se de muitos anos, para aprimorar a prática do Mudra, através de treinamentos, concentração, estudo... principalmente os yogues e dançarinos de dança indiana.

SAÚDE: O nosso corpo contém energias, e os Mudras são ligados ao fluxo das energias, então, seu executar iniciam correntes eletromagnéticas dentro do corpo que influi em vários elementos constitutivos que ajudam a saúde. Por ser geralmente executados com as mãos os Mudras, os dedos significam os elementos água, terra, fogo, ar, éter/céu, que irão ajudar a melhorar essas energias do nosso corpo.

NO BUDISMO: Está sempre relacionado a um Mantra e um Mandala.;

NA YOGA: São muito utilizados na Yoga, nela os Mudras são gestos sagrados, e dão suporte pra prática das técnicas utilizadas na Hatha Yoga.

NO BHARATANATYAM (NA DANÇA): São os gestos com as mãos, também pode ser chamado Nritta Hasthas, esses gestos ajudam a contar uma história. Nessa arte de dança se utiliza todas partes do corpo para executar os Mudras, principalmente as mãos.

DIVINDADES (HINDUÍSMO): Caracteriza a divindade em especial, principalmente em pinturas e esculturas.

MUDRAS (MOVIMENTOS): A acredita-se que existem por volta de 108 Mudras. Aqui está alguns deles, os mais conhecidos: 
Bhumisparsha Mudra:

 
Dhyana Mudra:

Vitarka Mudra:

Bhutadamara Mudra:


Abhaya Mudra:

Dharmachakra Mudra:

Namaskara Mudra:

Tarjani Mudra: 

Varada Mudra:

Buddhashramana Mudra:

Mandala Mudra:


IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET 


(Espero que tenham gostado!)
Namaste!!








4 comentários :

  1. amo o seu blog!
    pq eu amo a índia!!!
    segui meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, que bom!! estou muito feliz.
      Vou seguir sim. É o MBM pelo google+ neh (quando clico vai pra ele)
      Obrigada!!!
      Namaste

      Excluir
  2. Olá Andreia, gostaria de saber se você me recomenda algum site onde eu possa assistir aos filmes e novelas Indianas com legenda em inglês ? Vejo alguns filmes pelo YouTube, mas gostaria de poder ver outros. Obrigada desde já e parabéns pelo blog lindo �� bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namastê Carol, tudo bem?
      Então eu assistia com as legendas em inglês por um site/fórum chamado Desirippers.com Só que do não está mais carregando o site, e não to conseguindo ver mais :( então to fazendo pelo outro método que fazia, entro num site chmaado Desi-tashan.com que ele escreve todo o episódio em inglês leio, releio e depois assisto o episódio pelo site do canal mesmo ou youtube, é ais trabalhoso mas quebra um galho.
      Se você quiser, tente pesquisar por ForumIndianTV, Indian serials with subs forum.... Tomara que o desirippers volte logo!
      Espero ter te ajudado, beijos!!

      Excluir

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios