24/01/2016

Críquete

Namaste!

Assim como conhece o Brasil como o país do Futebol, a Índia pode ser conhecida como o país do Críquete. Em ambos, tais esportes não foram criados nestes lugares, mas com o passar do tempo adquiriram fama por desenvolvê-lo. Então hoje o blog vai falar do Críquete, esse esporte muito querido pelos indianos.

HISTÓRIA
 Pode se dizer que o críquete veio do Sul da Inglaterra, mas é meio incerto. Pesquisas dizem que o críquete nasceu na Idade Média pelas crianças de algumas comunidades no Sudeste da Inglaterra e muito tempo depois já jogavam nas escolas e se expandiu para o Sul do país, onde fez sucesso.

Ele foi inspirado num jogo de origem medieval, chamado stoolball. Com sua expansão, citada acima, o jogo chegou na nobreza no século XVII. Com seu crescimento, ao passar dos tempo foi sofrendo modificações até se tornar um o que é hoje e que faz bastante sucesso no Reino Unido, na Índia e no Paquistão.


Na Índia ele chegou com a colonização dos Britânicos, então todos os países que tiveram a presença dessa nação acabaram por adotar o jogo. E como naquele tempo tudo era política, os primeiros indianos que começaram jogando eram a elite indiana. E consequentemente cresceu e praticamente todos podiam joga-lo.


Nos dias de hoje o jogo dos ingleses de verão na Índia se tornou uma industria. Com o aumento dos meios de mídia e o fácil acesso à estes, aumentou a popularidade do jogo.


JOGO
Para se jogar, utiliza bola (que é semelhante a bola do tênis) e tacos (feitos de madeira, exceto a alça, chega a pesar de 1 à 1,4 kg). O numero de jogadores é o mesmo numero do futebol, 11 de cada lado. O campo não tem dimensões especificas fixa, simplesmente tem que ser amplo bem amplo maior ou igual a um campo de futebol, não menor. 

É um jogo longo, porque duas partidas (innings), podem chegar até 6 dias dependendo do jogo (se é de decisão, eliminatória...). 

Vence o jogo quem mais defende suas estacas; os dois principais objetivos do jogo é eliminar 10 wickets do adversário e conseguir o maior numero de corridas.


O SITE MUNDO ESTRANHO PUBLICOU UMA MATÉRIA, EXPLICANDO DETALHADO COMO SE JOGA O CRÍQUETE, ENTÃO PRA NÃO FICAR REPETITIVO, AQUI ESTÁ O LINK PRA VOCÊS VEREM A PUBLICAÇÃO:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-joga-criquete

O QUE É
Basicamente o críquete é um jogo de tacos e bola muito parecido com o beisebol, muito popular nos países de colonização britânica. 

No Brasil esse jogo pode ser associado ao TACO aquele jogo de rua. 

PRINCIPAIS JOGADORES DE CRÍQUETE DA ÍNDIA
Assim como temos preferidos no futebol, eles tem os seus preferido no críquete. Os mais conhecidos são:
T. E. Srinivasan (Tirumalai Echambadi Srinivasan), ele faleceu em 2010, e foi um grande batedor (destro) dos anos 70 e 80, fez fama quando jogou na equipe South Zone.


Sachin Tendulkar é um dos melhores batedores por ter batido altos recordes, é tido como um dos batedores mais ricos do mundo do críquete. 

Rahul Dravid,ex-jogador também considerado um dos maiores batedores na história do críquete. Foi nomeado um dos cinco melhores jogadores de críquete em 2000 e foi premiado em 2014 com o Jogador do Ano e Jogador do Teste do Ano. Também foi honrado com os altos prêmios civis Padma Shri e o Padma Bhushan. 


MS Dhoni  (Mahendra Singh Dhoni), é o jogador e  capitão mais famoso e bem sucedido da equipe nacional e da equipe Chennai Super Kings.  Quando era capitão, a equipe nacional ganhou o ICC World Twenty20 (campeonato internacional – quase uma copa do mundo de críquete) em 2007. Em 2011 a revista TIME o colocou na "Time 100", a lista das 100 pessoas mais influentes do ano.


Brian Lara, é considerado como um dos maiores batedores de todos os tempos. Liderou o ranking de rebatidas de teste em várias ocasiões e detém vários recordes de criquete. Detém o recorde para a maior pontuação individual em um teste innings.

CLUBES DE CRÍQUETE DA ÍNDIA
As equipes mais conhecidas são os Chennai Super Kings; Delhi Daredevils; Kings XI Punjab; Kolkata Knight Riders (o time do Shah Rukh Khan, Juhi Chawla e Jay Mehta); Mumbai Indians; Rajasthan Royals; Sunrisers Hyderabad; Royal Challengers Bangalore.

INDIAN PREMIER LEAGUE (IPL)
É a maior liga local de críquete do mundo, podendo ser comparada à NBA ou aos campeonatos de futebol do mundo, por exemplo. É a liga dos jogos críquete twenty20 (uma forma de jogo). Em seus torneios renomados jogadores de críquete internacionais se reúnem em um único palco. 

É disputada geralmente entre os meses de Abril e Junho. Conta atualmente com 8 equipes participantes, seus maiores vencedores são Mumbai Indians, Kolkata Knight Riders e Chennai Super Kings.


CONSELHO INTERNACIONAL DE CRÍQUETE (ICC - International Cricket Council)
É a instituição internacional responsável pela organização do esporte, seria um FIFA. Ela divide os países membros/participantes em três blocos: os Membros Permanentes, Membros Associados e Membros Afiliados, de acordo com o nível de estrutura do críquete no país. O Brasil se encontra no bloco dos Membros Afiliados e a Índia nos Membros Fundadores, claro.

Este conselho regula os maiores campeonatos internacionais de críquete, como a Copa do Mundo de Críquete, por exemplo, que é disputada a cada quatro anos.


Antes seu nome era Conferência Imperial de Críquete, que promovia o críquete dentro do Império Britânico e de suas colônias, como a Índia, Nova Zelândia e as Índias Ocidentais... depois devido ao aumento de países praticantes do esporte, foi rebatizado para Conferência Internacional de Críquete.


África do Sul, Zimbabwe, Inglaterra, Índias Ocidentais, Paquistão, Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Austrália e Nova Zelândia são os países que possuem lugares fixos e cativos nas Copas do Mundo de Críquete organizada pela ICC
.

COPA DO MUNDO DE CRÍQUETE
É o principal torneio de críquete do mundo, sendo o principal evento do calendário internacional de críquete, realizado a cada 4 anos. É o campeonato internacional de One Day International (ODI) uma forma de de jogo de criquete, num jogo de um dia. Para se disputar a Copa do Mundo de Críquete, as seleções precisam disputar as eliminatórias, que levam a uma fase final. Geralmente sempre realizado no início do ano, de preferência nos meses de Fevereiro a Março.

Assim como no futebol os países interessados em sediar a Copa do Mundo de Criquete, apresentam propostas ao Comitê Executivo do Conselho Internacional de Críquete que votam à favor ou não daquela proposta.  Os países que já ganharam para sediar são Inglaterra, Austrália, África do Sul, Índia...
Dentre os campeões, nos últimos anos, a seleção da Austrália tem sido a mais bem sucedida.


Acompanhando ela também entram na lista dos vencedores: India, Sri Lanka, Indias Ocidentais (Caribe) e Paquistão.

MAIS PORQUE OS INDIANOS SÃO DOIDOS POR CRÍQUETE?  

Nem eu consegui entender! Kkkkk mas achei um artigo na internet de um indiano que explica de onde vem essa loucura toda dos indianos para com o Críquete.

Está em inglês, mas colocando no tradutor da pra entender muito bem. O nome dele é Viplav Vishal, aqui está o link: http://www.cricmatez.com/2013/02/06/cricket-and-india-two-love-birds/

AQUI TEM UNS FILMES QUE RELATAM O JOGO NO PAÍS, SÃO  MUITO BONS
Chak De! India; Laagan: Once Upon a Time in India, Dil Bole Hadippa, Patiala House, Iqbal.


IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET

Espero que tenham gostado!
Namaskar!




0 comentários :

Postar um comentário

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios