13/12/2015

Roupas Indianas - PARTE 5

Namaste!

Vamos com a quinta parte da série da roupas indianas!!

Bandhgala / Jodhpuri / Jodhpuri Suit


É uma espécie de terno formal, para noite (festas, casamentos, reuniões formais). Ele reúne o corte do terno ocidental, com o colarinho indiano (estilo Nehru) com bordado.
É a composição ocidental, casaco, e uma calça, e às vezes acompanhados de um colete. Pode ser de seda ou qualquer outro material. E normalmente, a gola e os botões com bordados e com o mesmo material da fabricação do bandhgala.

Turban / Dastar 

É um turbante. É baseado no enrolamento de um pano/tecido na cabeça, com algumas variações (jeitos/estilos diferentes), é muito comum entre os sikhs.
O Dastar, que é enrolado (não já vem feito como o turbante comum), é um artigo de fé que representa a honra, o auto-respeito, coragem, espiritualidade e religiosidade, sendo parte importante da identidade sikh, porque para eles a cabeça estar "pelada/nua" não é considerado apropriado.

Achkan

É um "casaco", muito parecido com o Sherwani, que é até a altura do joelho, abotoado na frente e tem apenas um bolso na frente na altura do peito do lado esquerdo.
É um peça também, muito usada em festas, e de comum pelo noivo. Muito comum nas regiões do Norte da Índia, Bangladesh e também no Paquistão.
É feito com tecidos bem leves e finos.

Dhoti / Pancha / Suriya / Kachche Panche / Veshti / Angostar

Também pode se chamar vetti, mundu, mundh, pancha ou mardani. É pedaço de pano retangular sem costura, geralmente em torno de 4,5 metros, que é "amarrado" em torno da cintura, parecendo uma saia longa. Pode ser usado junto com ele um outro pedaço de pano, que se chama angavastram ou thundu, onde se põe em um ombro.
É usada pelos homens da Índia, Paquistão, Bangladesh e Nepal. Usada principalmente pelos sacerdotes nos templos. Principalmente so sul da Índia, é usado em todas as ocasiões culturais e cerimônias tradicionais, e casamento, por exemplo.
Geralmente/ tradicionalmente é de cor branca ou creme, embora possa ter em outras cores para festas religiosas específicas.

Kurta - Kurta Pajama/Payjamas

É uma camisa "sem colarinho" com variações regionais de forma, que termina no joelho ou pode passar. Modernamente pode ter um "colarinho mandarim". Ela não tem o corte extremamente reto, é levemente acinturado, e nas pontas laterais tem uma abertura. O kurti é a sua versão mais curta e mais acinturada (onde pode ocorrer confusão).
Pode ser usado com um blazer para um look casual, Churidar, pajama para ocasiões tradicionais com jeans, dhoti, angavasthram, Nehru jacket...
Como falei de variações regionais há cários "tipos/nomenclaturas" da kurta: Kali kurta, Lucknowi kurta, Kurta Hyderabadi, Bhopali kurta, Dogri kurta, Sindhi kurta... onde de acordo com as regiões tem bordados e desenhos padrões/específicos.
Essa peça é perfeita para os casamentos, com seus brocados , bordados, tons claros...

Churidar / churidar pyjama

O Churidar também pode ser utilizado pelos homens.
E como ja falei é uma variante do salwar (que é mais largo na parte superior e estreito no tornozelo), que mostra mais o contorno da perna, e no final/ na barra fica amontoado.

Sherwani

É uma das principais, modernas e mais tradicionais peças do vestuário masculino indiano. É um "casaco" comprido, que tem dois bolsos na altura do peito um do lado esquerdo e outro do lado direito (se bem que as vezes vejo essa peça com um bolso só...vai entender!), no seu cumprimento chega na altura do joelho.
É usado mais formalmente, sendo essenciais para um casamento, principalmente o noivo. Dizem que todo homem deve ter pelo menos uma sherwani no guarda roupas (e realmente gente, dá um ar mais chic, de elegância kkk).
Fabricada com um tecido mais grosso e com um forro por dentro, podendo ser usada, sobre o kurta e churidar, khara pajama, salwar (tipo um sobretudo). Tem vários bordados, desenhos, brocados....(são lindas).
Um tipo seu é o Hyderabadi sherwani que é maior que a sherwani tradicional, ele termina bem mais abaixo dos joelhos.
*diferenças entre sherwani e achkan são: o tecido, o cumprimento e os bolsos.

Lungi

Longo pedaço de pano de algodão, usado ao redor da cintura (lembra o dhoti, mas não é). Também usado como uma tanga, faixa, turbante, ou como uma saia. E de acordo com o costume, pode variar a maneira de vesti-lo/amarrá-lo em cada estado.
Muito popular em regiões onde o calor predomina, ficando desagradável para o uso de calças.
Sua diferença do dhoti é que, o dhoti é "costurado" como folhas (de tecido - mundu) e o lungi na maioria pode ser costurado como uma saia (em tubo) (mas também pode ser como folhas que nem dhoti). O lungi vem com uma variedade de modelos e cores; sendo mais usado de cor sólida ou com estampa xadrez.

Pathani

Blusão, que lembra uma kurta, de manga cumprida ou 3/4 (dobrada)só que é inspirada no Paquistão e Afeganistão.
Normalmente é usada com uma salwar geralmente na mesma cor, ou também com um angavasthram.
Pela inspiração a cor mais usada é preto.

Nehru jacket

Não é bem um paletó, mas não é muito diferente de um paletó. O que distingue um do outro é a gola mandarim. A frente tem aparência de uma sherwani ou achkan. É a fusão do terno normal com achkan.
Pode ser completa ou pela "junção" de uma colete (aparencia do terno normal) com blusa por baixo, tudo na gola mandarim. Se assemelha a um gibão militar.
Pode ser em linho, algodão, jeans, seda, khaadi, tussar...

Angavasthram

É um pedaço de pano que usa sobre o ombro (um só ou os dois) ou na cintura, junto do dhoti. É peça simples e tradicional usado mais no Kerala.
É do mesmo tecido do dhoti, em cores discretas e suaves, como creme, branco, cinza e castanho. Pode ter borados zari nas bordas.
Muito em casamentos e festas tanto por crianças como para idosos, desde o noivo até convidados.

(IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET)




6 comentários :

  1. Gostei agradecia um retorna da vossa parte.tonyoba17@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá Pedro, namaste

      No facebook há fangaes e perfis especializados em vendas de roupas e artigos indianos importados, são mito bons!!

      Excluir
  3. Como comprar e receber um terno nas cores e desenhos como os dois primeiros mostrados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco, namaste

      este blog não faz vendas, o intuito da postagem foi informativo. Se deseja comprar, sugiro que veja no facebook fanges de vendas de artigos indianos importados, são muitos bons!!

      Excluir

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios