02/10/2015

Roupas Indianas - PARTE 1

Namaste!

E ai tudo bem com vocês? Hoje vou começar a "série" Roupas Indianas. Que como o nome já diz vai falar sobre todas as vestimentas lá do Hindustão.
Vamos começar? Bora lá!!

De início, a gente deve entender um pouco da "história" das vestimentas de lá.  Bem na Índia, eles sempre gostaram de usar suas vestimentas locais, ou seja produzidas lá,  que os identificava com sua cultura local (você pode viajar para vários estados da índia, por exemplo e em cada estado as mulheres vão ter um jeito típico de vestir o sari), digamos uma forma de patriotismo.
Antigamente não é que nem hoje que usam calça, blusa, vestidos... tanto homens como mulheres utilizavam a mesma veste: um longo tecido (quase um sari), enrolado no corpo, os homens no estilo dhoti, já as mulheres usavam saias (lehenga) com um pano nos ombros, ou não.
E conforme vai analisando a história, vê-se que lá não é muito diferente dos outros países, também tiveram suas "fazes" de roupas, assim como tivemos moda dos anos 40, 50, 60...lá também teve (tem). A grande mudança drástica eu acho que teve foi quando os britânicos tomaram conta do lugar levando sua cultura, consequentemente seus tecidos, levando os indianos a os usarem. E também a chegada dos Islâmicos, do Sri Lanka...podem reparar que lá as vestes são muito parecidas.
E como já disse eles meio que se identificam com suas roupas, além dos costumes, no norte da Índia os homens vão usar determinada roupa, as mulheres determinada forma de drapear o sari e joias...
Os tecidos variam desde seda à algodão, até hoje e claro sempre preferem os melhores.
Com o passar dos tempos a moda na Índia apareceu e cresceu, eles são bem fashionistas, gostam de estar sempre bem arrumados, mesmo que não seja aquele tecido bordado a ouro.

Mas vamos às peças.

Dupatta / Chunn / Chunni


Dupatta é um longo lenço usado tradicionalmente nos ombros, para cobrir a cabeça e o colo (seios), como um sinal de respeito. Ao entrar em uma mesquita, igreja, templo..., por exemplo, é hábito para as mulheres cobrirem a cabeça com uma dupatta, como um sinal de respeito e modéstia devido ao local.
No entanto, a dupatta pode ser usada em torno de todo o tronco (estilo sari), no peito como uma guirlanda (colar) com as extremidades jogados sobre cada ombro, estendida aberta sobre o ombro ou plissada também sobre só um ombro, e geralmente sempre cobrindo as costas pelos estilos de choli que são abertos atrás.
Quando se usa o chunni com salwar-kameez é comum usar de um lado do ombro e aberta; mas também é usado sobre o choli ou ghagra e kurta. 
Na moda atual, a dupatta é frequentemente estendida sobre um ombro e até mesmo sobre apenas os braços. E você não vai encontrar só indianas usando-a é também parte integrante da moda paquistanesa.
Seu tipo de tecido pode variar: Algodão, Georgette, Seda, Chiffon...

Shawl / Shals



É um xale! que pode ser quadrado, retangular ou triangular, geralmente em tecido de lã finos.
O tecido também pode ser liso, desenhado, colorido, bordado...
Seu objetivo é manter o calor do corpo, logo ele usado mais nas épocas friorentas. é usado sobre o ombro, nos braços e às vezes também na cabeça.

Ghoonghat /  Jhund



A Ghoonghat seria um estilo/jeito de cobrir o rosto com a pallu do sari. Pode ser véu ou lenço (dupatta, por exemplo) usado pelas mulheres para cobrir a cabeça, rosto e até o colo.
O objetivo em "fazer" uma ghoonghat é a mulher se cobrir em frente ao homem, ou seja, cobrir o rosto de todos os homens, desde o marido até o cunhado mais velho e um estranho na rua, e perincipalmente se cobrir diante dos mais velhos sendo homem ou mulher (dada, dadi). Mas também maioria podem cobrir apenas a testa, orelhas e olhos deixando a visão mais ampla (olhando para baixo).
Ele ainda é muito tradicional principalmente nas áreas rurais e do norte da Índia, como em Punjab, Haryana, Rajasthan, Uttar Pradesh,Bihar... em outras regiões não muito adeptas você vai ver o ghoonghat sendo mais utilizado pelas noivas, tanto na cerimonia, quando na chegada à casa do marido, e diz que ela "parará" de usar quando seu sogro permitir. (QUEM NÃO JA VIU NOS FILMES OU NAS NOVELAS, AQUELA CENA DA NOITE DEPOIS DO CASAMENTO, SABE QUE ELES ENVIAM A NOIVA PRIMEIRO AO QUARTO DO MARIDO E ELA FICA LÁ SOZINHA COM O GHOONGHAT ESPERANDO O MARIDO CHEGAR). Nas áreas rurais e desérticas da Índia e do Paquistão, o ghungat é usado para manter o rosto e olhos livres da areia que fica voando. 
O seu tradicionalismo, define sua forma e tamanho de ser usado. Um estilo popular é para puxar o tecido do lado do rosto e mantê-lo segurar a ponta enquanto conversa com o homem, ou tradicional cobrindo todo o rosto, chegando até a altura dos seios. (NA MUSICA Sun Lo Tum Chilman Uthegi Nahin DO FILME KISNA A ATRIZ Sushmita Sen UTILIZA GHOOONGHAT NA SUA DANÇA SEGURANDO DE LADO PARA QUE NÃO VEJAM SEU ROSTO ENQUANTO FALA/CANTA E TAMPANDO TODO O ROSTO ENQUANTO CHEGAR PARA DANÇAR.)

Hijab / Hijabe / Niqaab



O hijab é usado mais comumente pela maioria das muçulmanas (principalmente na Índia, Paquistão e Bangladesh).
É como se usasse também uma dupatta para cobrir todo o rosto e só seus olhos podem ser vistos, ou cobrem o cabelo, o colo, e fica o rosto à mostra.

Pashmina 



Digamos que a Pashmina é o melhor tipo de lá que tem. É feita em xales, lenços, cobertores, mantas, estolas... por ser bem fina e aquecer.

(IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET)

0 comentários :

Postar um comentário

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios