Vamos continuar a série de roupas indianas?....Sim!!!
Choli / Kurti top
É a blusinha, top (o tradicional parece um cropped), usado junto com a lehenga e o sari. O choli é feito para se encaixar bem ao corpo, geralmente tem mangas curtas, curto permitindo a exposição do diafragma e do umbigo. Também geralmente é amarrado na parte de trás com tiras (comuns no Rajastão), mas modernamente pode ser fechado com zíper, botão...
Tradicionalmente, ele é feito com o mesmo tecido do sari/lehenga. No dia a dia se usa mais o algodão, mais também tem em chiffon, georgette, seda, crepe, cetim que se usa em ocasiões mais formais, sheer e tecidos transparentes dá um glamour a mais na peça
A “decoração” do tecido vem com as cores e bordados. A cor sempre combina com a cor do sari, e tem infinidades de cores, pode ser preto, branco, azul marinho, roxo, vermelho, amarelo limão, rosa, verde... Já os bordados utilizam fios com tons contrastantes com a cor principal do tecido, também incluem lantejoulas, cristais... Quando se veste um sari em crepe, ricamente bordado, são preferidos os cholis mais lisos, pra dar um equilíbrio.
É usado na Índia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka...qualquer lugar que use sari.
Kameez / Qamis / Qameez
É uma longa túnica, vestido, camisa de comprimento maior (estilo bata). O decote pode ser curto ou profundo.
Ele é costurado em linha reta e plana, ou na forma de “A” ou mais aberto como um vestido.
É peça tradicional no guarda roupa das indianas.
Kurta / Kurtis
Versão feminina do Kurta. É uma túnica ou bata cumprida que pode ser curta até a altura dos joelhos (um pouco acima), ou cumprida até o meio da canela, um pouco acima do tornozelo (ficando quase um vestido). É muito popular entre as mulheres porque eles são uma mistura perfeita de estilo e conforto, ou seja, perfeito! Sendo a peça mais utilizada no dia a dia pelo conforto. Se usa junto com jeans, caprese, leggings ou churidaars.
Conforme a região ela pode vir a ter algumas variações. Pode ser justa, soltinha, rodada...Tem em vários tecidos (algodão, georgette, chanderi, poliéster, viscose, chiffon...) e modelos, mas o clássico é o modelo de manga 3/4 e na altura do joelho ou um pouco acima, mais justo.
Tem também vários estilos: Kali kurta: semelhante a um vestido
Bhopali kurta: solto com pregas na cintura fluindo como uma saia até chegar entre os joelhos e os tornozelos.
Kurta Hyderabadi: curto que em torno da cintura
Lucknowi kurta: o kurta tradicional Lucknowi, pode ser curto ou longo.
Anarkali
É um vestido longo. Varia em nos comprimentos e bordados, incluindo estilos de Anarkali até o chão. Podem ser sem ou com mangas (meia manga ou ate o pulso).
(IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET)
ATUALIZAÇÃO (links):
PARTE 1: http://quemaniadeindia.blogspot.com/2015/10/roupas-indianas-parte-1.html
PARTE 3: http://quemaniadeindia.blogspot.com/2015/11/roupas-indianas-parte-3.html
Namaskar!