24/07/2016

Danças Clássicas Indianas: Kathak - कथक

O QUE É

É uma das formas de Dança Clássica Indiana, oriunda do Norte da Índia. É a junção de teatro, música instrumental, vocal e o uso de gestos e movimentos estilizados para representar a história contada.

A palavra kathak vem do sânscrito Katha que quer dizer história e katthaka que quer dizer aquele que conta histórias.


ORIGEM

Origina-se no Norte da Índia, com os bardos nômades, kathaks ou contadores de histórias que atuavam (contavam as histórias mitológicas e das escrituras sagradas indianas) nas praças e pátios de templos.

Como já disse, a palavra Kathak (contador de história) deriva de ‘katha’ que significa história, logo sua origem deriva da tradição de contar histórias.


HISTORIA

O Kathak, surgiu através dos nômades/peregrinos antigos que interpretavam os contos mitológicos de épicos indianos, nos pátios dos templos. Estes nômades eram conhecidos por kathakars ou bardos, e costumavam recitar os contos sob o acompanhamento de música, mímica e dança. Eles iam de aldeia em aldeia contando as histórias, e sobreviviam da ajuda dos governantes locais das aldeias em que iam. 

O Kathak nessa época era como uma expressão de devoção dedicada aos deuses hindus. E depois isso mudou.

Com a "invasão" árabe, a chegada da era mughal, os nababos muçulmanos, a influência do persa, governantes medievais, o Kathak sofreu grandes modificações. Ele foi movido dos templos para as cortes desses novos e grandes poderosos governantes.  Esses tinham grande preocupação com entretenimento, então o Kathak se desenvolveu para uma nova arte, assumiu-se como uma forma de entretenimento que era privativa das cortes e palácios. Sob o patrocínio dos governantes, uma classe de dançarinas e cortesãs, surgiram para entreter os palácios e tribunais.

Durante a era medieval o Kathak se tornou parte integrante da cultura da corte, absorvendo as influências islâmicas, emergindo como arte clássica, após o Império Britânico na Índia. Tudo isso estabeleceu de vez o Kathak como uma forma de arte clássica do que entretenimento colonial.

Com isto, na época, surgiram duas gharanas (escolas) principais, nascidas nas cortes reais: a gharana de Lucknow (influenciada pela cultura Awadh) e a gharana de Jaipur (influenciada pelo culto a Krishna).

A sua forma originária era muito semelhante à forma de dança Bharatnatyam. Hoje, sua forma atual contem os vestígios históricos iniciais, das danças e rituais de templos com a influência do movimento Bhakti, com a absorção de características da dança persa, da Ásia Central, que foram trazidos pela corte mughal no passado.


MUSICA

A música usada nas performances do kathak é a música hindustani. 


DANÇA

A dança exige dos dançarinos expressões bem delicadas, existe uma quantidade de movimentos sutis das sobrancelhas, por exemplo. A emoção é transmitida através das expressões dos olhos e do rosto. E não podendo esquecer das batidas "fortes" com o pé no chão. O nível alto do Kathak é quando o dançarino consegue, fazer um solo tradicional.

Os dançarinos geralmente se comunicam com o seu público/platéia, e estes devem estar bem atentos para pegar todos os detalhes dos movimentos e conseguir ver o que o dançarino quer mostrar.

Pode ser dançada por homens e mulheres.

Elementos do Kathak:

Tayari - O virtuosismo da técnica e das competências adquiridas através da formação e prática sistemática.
Layakari - A compreensão profunda e versatilidade de ritmo e tempo.
Khubsurti & Nazakat - A estética da forma de arte e a sutileza refinada de expressão e de evocar a emoção.
Nritta - Exercícios de movimento, básico bátida do pé, transformação dos chakras, padrões rítmicos, recitação da dança, versos.
Nritya - Gestos interpretativo, expressão e canto de canções tradicionais e poemas.
Natya - A arte de contar histórias, os nove sentimentos (nava rasa), e trabalhando com energias.

INSTRUMENTOS

Os mais comuns são o sitar acompanhado de um par de tablas, mas também podem aparecer o sarod, o pakhawaj, o sarangi, a tambura e o harmônio, o bansuri, o dilruba, o esraj, o ghungharu, o santur, o surmandal.


GRANDES NOMES

Uma Sharma: dançarina, coreógrafa e professora de Kathak. Foi a bailarina mais jovem a ser receber o Padma Shri, concedido pelo Governo da Índia. Já se apresentou em países como Nova Zelândia, Austrália, EUA, Canadá, Japão e China. Foi estudante de Pandit Sunder Prasad, da gharana de Jaipur. Dirige a sua própria Escola de Música e Dança na capital da Índia.

Pandit Birju Maharaj: é principal dançarino da gharana de Lucknow. Sua familia é lendária em dançarinos de Kathak. Aos 13 já dava algumas aulas de Kathak, antes de abrir sua própria escola. Além de dançar ele também ja compôs, coreografou e ate cantou. A musica Kaahe Chhed Mohe de Devdas (2002) foi ele quem coreografou, também coreografou Umrao Jaan e Bajirao Mastani.

BOLLYWOOD

Assim como outras danças, o Kathak também já foi representado nos longas de bolly, os mais conhecidos são: Dil To Pagal Hai (uma sequencia onde SRK toca tambores, bateria e Madhuri dança o Kathak), Aaja Nachle (O Re Piya), Dedh Ishqiya (Jagaave Saari Raina), Jeet (Saanson Ki Mala).

Observação: Não se deve confundir Kathak com Mujra. Vi pesquisando que mutos colocavam o Kathak e Mujra como a mesma coisa, por serem as vezes parecidos pelas cenas dos filmes (na dança ou pela roupa), em um video que vi estava escrito "Bollywood Mujra (Kathak)", não tá certo pois são formas diferentes.



(IMAGENS RETIRADAS DA INTERNET)

Espero que tenham gostado!

Namaste!

0 comentários :

Postar um comentário

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios