15/08/2016

DIA DA INDEPENDÊNCIA

स्वतंत्रता दिवस



É feriado nacional comemorado na Índia em 15 de Agosto, que relembra quando o país se tornou independente (dos Britânicos) em 1947. São 70 anos de Independência.


"Os britânicos estabeleceram seu primeiro posto avançado no subcontinente indiano em 1619 em Surat na costa noroeste. 
Até o final desse século, a Companhia das Índias Orientais tinha aberto mais três estações comerciais permanentes em Madras, Bombaim e Calcutá.
Os britânicos continuaram a expandir sua influência na região, até que, em meados do século XIX, que tinham controle sobre a maioria do que é hoje em dia a Índia, Paquistão e Bangladesh. Em 1857, uma rebelião no norte da Índia por soldados indianos amotinados, levou o Governo britânico para transferir todo o poder político da Companhia das Índias Orientais para a Coroa. Os britânicos começaram a controlar a maior parte da Índia diretamente ao administrar o resto através de tratados com os governantes locais.
No final do século XIX, os movimentos iniciais foram levados para a autogoverno na Índia britânica com a nomeação de conselheiros indígenas para aconselhar o vice-rei britânico e a criação de conselhos provinciais com os membros indianos.
Em 1920, o líder indiano Mohandas K. Gandhi transformou o partido político Congresso Nacional Indiano em um movimento de massa para fazer campanha contra o domínio colonial britânico. O partido usou resistência, tanto parlamentar e não violenta e cooperação para alcançar a independência. Outros líderes, nomeadamente Subhash Chandra Bose, também adotou uma abordagem militar para o movimento. O movimento culminou com a independência do subcontinente do Império Britânico e a formação de Índia e Paquistão.
Assim, em 15 de agosto de 1947, a Índia tornou-se um domínio dentro da Commonwealth. O atrito entre hindus e muçulmanos levou os britânicos a partição da Índia Britânica, criando o Oriente e o Ocidente Paquistão. Índia se tornou uma república dentro da Commonwealth depois de promulgar a sua constituição em 26 de Janeiro de 1950, que é hoje o Dia da República de férias."
http://www.officeholidays.com/countries/india/independence_day.php

Neste dia os indianos prestam homenagens aqueles que lutaram pela liberdade do país no passado. É o dia  mais patriótico.
Nos dias que antecedem a data, principais edifícios do governo  e outros edifícios, são iluminados com luzes da cor da bandeira, também começam a mostrar programas, filmes... na tv e artigos em jornais para promover o dia. E na véspera o Presidente faz um discurso para o povo.
No dia exato, tudo fecha (ou quase tudo), banco, correio, escritórios do governo, lojas... ocorrem desfiles, pipas são empinadas, festas, desfiles...
Em Delhi, capital do país, também tem uma concentração de comemorações, lógico. No Forte Vermelho, para relembrar 70 anos atrás quando Jawaharlal Nehru, primeiro ministro da época, no mesmo local hasteou a bandeira do país, pela Independência, todo ano o primeiro ministro hasteia a bandeira no Forte.


Feliz Dia da Independência!

(IMAGEM RETIRADA DA INTERNET)

Namaste!

0 comentários :

Postar um comentário

Seguidores

 
2011 Template Gorjuss Slide / Elke di Barros / Templates e Acessórios